A Faculdade

A Faculdade Feluma está localizada na cidade de Lagoa Santa, Minas Gerais, município que possui uma população estimada de 60.787 habitantes. Situada à 41 quilômetros de Belo Horizonte, a cidade apresenta, ao mesmo tempo, elementos interioranos tradicionais e influência externa do capital político, econômico e social que recebe em razão, fundamentalmente, de sua proximidade com a capital, com a Sede Administrativa do Estado de Minas Gerais (18km) e com o Aeroporto Internacional de Confins (5km).

Nessa conjuntura, a oferta de novos cursos de graduação contribui como elemento de qualificação do trabalho, qualificando a região nas perspectivas econômicas, tecnológicas, sociais e espaciais.

Percebe-se, na cidade e região, grande crescimento e valorização. Isso pode ser notado, principalmente, no mercado imobiliário e no desenvolvimento, como, por exemplo, a construção do Centro de Manutenção da Gol Linhas Aéreas S/A; a compra da VMI pela Philips do Brasil; a revitalização do polo turístico, área casta de Lagoa Santa, que ancora a Serra do Cipó e a construção do Centro Administrativo do Governo de Minas Gerais, obra incomensurável idealizada a partir de uma parceria entre os governos estadual e federal. Tudo isso fomenta, sobremaneira, a circulação de pessoas, o comércio, o avanço tecnológico e os serviços prestados na região.

 

Princípios Metodológicos

A Faculdade Feluma, objetivando alcançar elementos para análise e melhor compreensão do processo educativo, considerando a intencionalidade de toda ação educativa em situações planejadas de ensino-aprendizagem, bem como a multidimensionalidade do fenômeno educacional, utiliza várias abordagens que direcionam o processo ensino-aprendizagem. Considera, neste processo, que as informações advindas de fontes diferentes, se analisadas em conjunto, possibilitam formas complementares de interpretação da realidade educacional.

 

Práticas Pedagógicas Inovadoras

Buscando proporcionar uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, dotando o aluno de conhecimentos técnicos e científicos, capacitando-o para atuar no mercado de trabalho, com comprometimento ético e responsabilidade social, a Faculdade Feluma estabeleceu uma relação de disciplinas na estrutura curricular dos cursos que oferece, propósito interdisciplinar e de desenvolvimento de competências e habilidades. Os professores desenvolverão atividades interdisciplinares, proporcionando uma visão sistêmica e integradora de todo o curso.

Demais atividades como estudos de casos, visitas técnicas e seminários promovem a interdisciplinaridade, na medida em que mobilizam competências além das desenvolvidas pela disciplina ministrada. A aprendizagem se torna mais significativa quando se dá pela interação, onde os alunos têm de tomar decisão, trabalhar em equipe, estabelecer prioridades, cumprir prazos, administrar tempo, fazer inferências, entre outros comportamentos estabelecidos.

Os estágios curriculares possuem caráter interdisciplinar e devem desenvolver no aluno um espírito colaborativo, propiciando a assimilação dos conhecimentos construídos nas diferentes disciplinas dos cursos, envolvendo participação ativa, apoiada pelos professores do estágio.

Como parte integrante da estrutura curricular encontra-se as atividades complementares e de extensão, que são planejadas e ofertadas em cada semestre pelos cursos de graduação e tecnologia. Ao longo do semestre letivo, são oferecidas palestras e conferências ministradas por professores da instituição e profissionais que atuam no mercado de trabalho para a creditação das horas de atividades complementares.

A Faculdade Feluma incentiva atitudes proativas no seu aluno, buscando o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao processo educativo. Projetos interdependentes e integrados entre si fazem a diferença, quando prática e teoria se entrelaçam através de visitas técnicas, minicursos, seminários, atividades diversificadas de extensão, estudos de casos e a pesquisa, com temas apropriados ao período de cada curso.

A caminhada ao longo de cada curso se faz na integração disciplinar horizontal e vertical e na integração de teoria e prática. O Núcleo de Apoio Pedagógico contribui para essa caminhada, com a função de atendimento a docentes e discentes, enquanto a Avaliação Institucional busca uma melhor compreensão da evolução desse processo.

Os cursos desenvolvidos na Faculdade Feluma têm como referência: perspectivas consideradas na formação do homem: criatividade, competência técnica, construção do conhecimento, cidadania e ética; demandas do mercado; fundamentos filosófico-educacionais que alicerçam a ação educativa da instituição; finalidades e os objetivos expressos no Regimento Escolar e PPI; dispositivos legais que regulamentam o ensino superior.

Você tem alguma dúvida? Ligue (31) 3248-7217